A segunda ligação importante do Rito Escocês Antigo e Aceito com o Egito Antigo refere-se ao período de aproximadamente 430 anos em que o povo hebreu, conduzido por Jacó (ou Jacob, ou Yaakov, ou Israel), foi morar na fértil região de Gósen, próxima ao delta do rio Nilo, a convite do faraó, sendo depois escravizado.
Percurso das doze tribos de Israel, partindo de Canaã rumo a Gósen. Essa era uma área fértil na região onde Rio Nilo deságua no Mar Mediterrâneo.
Na saída da árida região de Canaã para as terras do Egito, Jacó foi acompanhado por seus onze filhos.
Nessa época, José (que também era filho de Jacó) já ocupava no Egito o posto de ministro do faraó.
Durante o período em que permaneceram no Egito, José e seus onze irmãos deram origem às doze tribos de Israel.
Os doze filhos de Jacó (ou Israel) que se estabeleceram no Egito e originaram as doze tribos foram: Rubén, Simeão, Levi, Judá, Dã, Naftali, Gade, Asser, Issacar, Zebulom, José (Efraim e Manassés) e Benjamim.
A tribo oriunda de Levi, foi designada para a realização das tarefas religiosas e não possuía um território próprio.
A tribo de José foi dividiu-se nas tribos de Efraim e Manassés.
Os 12 filhos de Jacó foram gerados com 4 mulheres, sendo duas esposas (Raquel e Lia) e duas concubinas (Bila e Zilpa), com a seguinte filiação:
Com o passar do tempo, após a morte do antigo do faraó e o rápido crescimento populacional das 12 tribos de Israel, o novo faraó, receoso do grande número de israelitas, decidiu escravizar o povo hebreu, a fim de mantê-lo totalmente sob controle.
Após serem tomados como escravos, os hebreus, que até então eram um povo agrícola, tiveram que aprender o ofício da alvenaria, e passaram a trabalhar para os egípcios na construção de templos, palácios e aquedutos. Ou seja, é nesse período que os hebreus têm seus primeiros contatos com a Arte Real, uma ocasião importante em que assimilaram as técnicas que iriam utilizar posteriormente na construção do Templo de Salomão.
Os hebreus eram utilizados na confecção
de tijolos e nas diversas construções egípcias
No Rito Escocês Antigo e Aceito, o Grau 19 (Grande Pontífice, ou Sublime Escocês) trata dos nomes das 12 tribos de Israel e descreve seus significados, tendo como ponto de partida o estudo da Jerusalém Celeste.
De acordo com o Livro da lei (ou Bíblia Sagrada), as 12 portas da Jerusalém Celeste receberão os nomes de cada uma das 12 tribos de Israel.
Painel do Grau 19 (Grande Pontífice)
com a Jerusalém Celeste ao centro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário