Na Idade Média, a expansão do Império Muçulmano pelo norte da África e por parte da Europa e da Ásia tirou a estabilidade de diversas regiões que estavam se consolidando politicamente após a queda do Império Romano.
Contudo, o fato importante para este estudo foi o crescimento doImpério Islâmico Seljúcida, o qual durou pouco mais de 150 anos.
Esse povo nômade vinha da Ásia Central e suas invasões atingiram: Turquia, Iraque, Pérsia, Uzbequistão e a Terra Santa (Palestina). Não fosse pela sua dominação na Palestina, o Império Seljúcida teria pouca importância para a História Ocidental.
Os guerreiros seljúcidas uniam as técnicas dos arqueiros com as dos cavaleiros, sobrepujando as técnicas de cavalaria tradicionais.
Os turcos seljúcidas era um povo profundamente religioso e tiveram sérios conflitos com os cristãos na Palestina conquistada. Esse fato foi um importante desencadeador dos movimentos das Cruzadas na Terra Santa.
O marco histórico para o início das Cruzadas foi a convocação feita aos cristãos pelo Papa URBANO II para partirem em peregrinação para libertarem Jerusalém e a Palestina do domínio muçulmano.
Os peregrinos das Cruzadas, de um modo geral, atravessavam a Europa e tinham como destino a Terra Santa e os lugares sagrados do Cristianismo.
Para auxiliar os peregrinos, o papado criou milícias religiosas para realização das ações hospitalares, como a Ordem do Hospitalários (Ordem de Malta) e a Ordem Teutônica (Ordem dos Cavaleiros Teutônicos). Esses grupos atuavam acolhendo e tratando os peregrinos atingidos pelos combates ou atacados pelos islâmicos.
A função inicial dos Cavaleiros de Malta e dos Teutônicos era o atendimento hospitalar.
Foram também criadas ordens com o objetivo puramente militar, como a Ordem dos Cavaleiros Templários, os quais, além de combaterem os muçulmanos, faziam a proteção dos nobres europeus que se dirigiam para a guerra, realizavam a escolta de riquezas e relíquias religiosas.
Ao final, todas as ordens militares passaram a dedicar-se às ações militares.
As ordens militares ainda hoje influenciam fortemente a doutrina, a filosofia e a ritualística do Altos Graus (Grau 4 ao Grau 33) do Rito Escocês Antigo e Aceito.
Comparação entre Templário (esquerda) e Hospitalário (direita).
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